0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
LÍNGUAS ADICIONAIS na escola: aprendizagens colaborativas em INGLÊS - Anos Finais da coleção Entre Nós

LÍNGUAS ADICIONAIS na escola: aprendizagens colaborativas em INGLÊS - Anos Finais da coleção Entre Nós

Que experiências significativas podem ser vividas na aula de Inglês como Língua Adicional na escola regular? Atentos às diretrizes curriculares e ao vivenciado na formação de educadores, os autores sugerem caminhos para inspirar sua discussão com colegas sobre como definir objetivos de ensino, planejar projetos colaborativos e avaliar de modo a promover a aprendizagem, o protagonismo e a participação crítica, criativa e atuante dos alunos na vida contemporânea.

• As Línguas Adicionais na formação do cidadão
• A construção de boas práticas: O projeto "Bem na foto"
• A avaliação como aliada da aprendizagem

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Margarete Schlatter, Pedro de Moraes Garcez
Gênero: Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$98,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autor: Margarete Schlatter, Pedro de Moraes Garcez
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
176 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1118-9

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

Que experiências significativas podem ser vividas na aula de Inglês como Língua Adicional na escola regular? Atentos às diretrizes curriculares e ao vivenciado na formação de educadores, os autores sugerem caminhos para inspirar sua discussão com colegas sobre como definir objetivos de ensino, planejar projetos colaborativos e avaliar de modo a promover a aprendizagem, o protagonismo e a participação crítica, criativa e atuante dos alunos na vida contemporânea.
• As Línguas Adicionais na formação do cidadão
• A construção de boas práticas: O projeto "Bem na foto"
• A avaliação como aliada da aprendizagem

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Margarete Schlatter é professora de estágio de docência em inglês como língua adicional e coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros na UFRGS. Coordenou a Comissão Técnica do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Celpe-Bras e é uma das autoras da proposta curricular de Língua Estrangeira Moderna/Espanhol e Inglês dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul.

Pedro de Moraes Garcez é professor de Linguística e Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq. Fez mestrado em Inglês e Literatura Correspondente na Universidade Federal de Santa Catarina e doutorou-se em Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade da Pensilvânia. É um dos autores da proposta curricular de Língua Estrangeira Moderna/Espanhol e Inglês dos Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Luciene Juliano Simões

    R$99,00
  • Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Fernando Jaime González, Alex Branco Fraga

    R$99,00