0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
MATEMÁTICA: reflexões no ensino, reflexos na aprendizagem - Anos Finais Col. Entre Nós

MATEMÁTICA: reflexões no ensino, reflexos na aprendizagem - Anos Finais Col. Entre Nós

O que significa ensinar Matemática na escola hoje? Este livro se propõe a refletir sobre uma forma de aprender matemática que possibilite compreender o mundo, contribuindo para a formação individual pelo desenvolvimento da competência de resolução de problemas. Apresenta práticas que podem ser também exploradas em parceria com outras disciplinas, amplia a significação dos conteúdos abordados e, ao mesmo tempo, dá sentido ao estudo da matemática para a vida.

• Aprender Matemática, compreender o mundo e construir-se como cidadão
• Práticas interdisciplinares e a competência Matemática
• O ensino de Matemática e a avaliação

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Ana Maria Beltrão Gigante, Monica Bertoni dos Santos
Gênero: Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$98,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autor: Ana Maria Beltrão Gigante, Monica Bertoni dos Santos
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
172 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1119-6

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

O que significa ensinar Matemática na escola hoje? Este livro se propõe a refletir sobre uma forma de aprender matemática que possibilite compreender o mundo, contribuindo para a formação individual pelo desenvolvimento da competência de resolução de problemas. Apresenta práticas que podem ser também exploradas em parceria com outras disciplinas, amplia a significação dos conteúdos abordados e, ao mesmo tempo, dá sentido ao estudo da matemática para a vida.

• Aprender Matemática, compreender o mundo e construir-se como cidadão
• Práticas interdisciplinares e a competência Matemática
• O ensino de Matemática e a avaliação

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Ana Maria Beltrão Gigante é licenciada em Ciências pela PUCRS e em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras (FAPA/RS). Mestre em Educação pela PUCRS. Atuou, desde 1969, como professora da educação infantil e anos iniciais, professora de Matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio em escolas das redes pública e privada. Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009).

Monica Bertoni dos Santos é licenciada em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras (FAPA/RS), especialista em Educação Matemática e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS, onde atua como professora da Faculdade de Matemática. Até 2001, atuou como professora na educação básica. É coautora do Referencial Curricular de Matemática do Estado do Rio Grande do Sul (2009).

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • ARTES visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes - Anos Finais

    ARTES visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes - Anos Finais

    Carlos Roberto Mödinger, Flavia Pilla do Valle, Júlia Maria Hummes, Luciana Gruppelli Loponte, Maria Isabel Petry Kehrwald, Sandra Rhoden

    R$98,00
  • Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais Col. Entre Nós

    Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais Col. Entre Nós

    Luciene Juliano Simões

    R$99,00