0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais da coleção Entre Nós

Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais da coleção Entre Nós

Por meio da discussão de exemplos concretos, o livro oferece subsídios para a reflexão sobre planejamento didático em Língua Portuguesa e Literatura. Ao tratar de outras prioridades que não a lista de conteúdos e outros modos de dar uma direção às aulas, mostra que é possível manter a sistematicidade, tão fortemente associada ao espaço e aos tempos da escola, sem abrir mão da meta principal do ensino da língua: o letramento para a maior participação social.

• A função do componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura na escola brasileira hoje
• Planos de trabalho
• Ensino e avaliação: um exemplo de planejamento didático

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Luciene Juliano Simões
Gênero: Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$99,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autor: Luciene Juliano Simões
Colaboração: Ana Mariza Filipouski, Diana Maria Marchi, Joice Welter Ramos
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
216 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1117-2

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

Por meio da discussão de exemplos concretos, o livro oferece subsídios para a reflexão sobre planejamento didático em Língua Portuguesa e Literatura. Ao tratar de outras prioridades que não a lista de conteúdos e outros modos de dar uma direção às aulas, mostra que é possível manter a sistematicidade, tão fortemente associada ao espaço e aos tempos da escola, sem abrir mão da meta principal do ensino da língua: o letramento para a maior participação social.
• A função do componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura na escola brasileira hoje
• Planos de trabalho
• Ensino e avaliação: um exemplo de planejamento didático

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

Coordenação da coleção: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Luciene Juliano Simões é professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras na UFRGS em 1988, mestre e doutora pela PUCRS na área de Linguística Aplicada. Deu aulas de português e de Inglês em escolas públicas e privadas e ingressou no ensino superior em 1993. É uma das autoras da proposta curricular de Língua Portuguesa e Literatura nos Referenciais curriculares do Estado do Rio Grande do Sul.

Colaboradoras:
Ana Mariza Filipouski é professora, doutora em Teoria Literária pela PUCRS. Atuou na profissão desde a educação básica até a universidade. Na UFRGS, entre outras atividades, dedicou-se à pesquisa e à formação de professores. Atualmente, é uma das diretoras da GIPE – Gestão e Inovação em Projetos Educativos. Participou da coordenação dos Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul e dos Cadernos de Professor e de Aluno que os instrumentalizam.

Diana Marchi é professora, mestre e doutora em Teoria Literária pela PUCRS. Dedicou-se à formação de professores no Núcleo de Integração Universidade e Escola da UFRGS. Em 2001, recebeu o Prêmio Açorianos de Ensaio Literário pelo livro Literatura infantil gaúcha: uma história possível. Atualmente, é uma das diretoras da GIPE. Participou da coordenação dos Referenciais curriculares do Estado Rio Grande do Sul e dos Cadernos de Professor e de Aluno que os instrumentalizam.

Joice Welter Ramos é professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras pela UFRGS e com pesquisas na área da educação, lecionou em escolas públicas de Canoas e em escolas particulares, tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Foi coordenadora da área de Língua Portuguesa dos Colégios Leonardo da Vinci e Farroupilha, ambos em Porto Alegre.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • LÍNGUAS ADICIONAIS na escola: aprendizagens colaborativas em INGLÊS - Anos Finais da coleção Entre Nós

    LÍNGUAS ADICIONAIS na escola: aprendizagens colaborativas em INGLÊS - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Margarete Schlatter, Pedro de Moraes Garcez

    R$94,00
  • A Formação do Leitor Jovem: temas e gêneros da literatura

    A Formação do Leitor Jovem: temas e gêneros da literatura

    Ana Mariza Filipouski, Diana Maria Marchi

    R$54,50
  • Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Fernando Jaime González, Alex Branco Fraga

    R$99,00