0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
A docência em HISTÓRIA: reflexões e propostas para ações - Anos Finais Col. Entre Nós

A docência em HISTÓRIA: reflexões e propostas para ações - Anos Finais Col. Entre Nós

O que significa ensinar História na escola hoje? Que atividades contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades em História? Essas questões são discutidas e exemplificadas com práticas pedagógicas que, transversalizadas pelos temas da coleção, dão destaque à memória, às ancestralidades africanas e indígenas e ao patrimônio cultural. As autoras procuram instigar outros olhares, desnaturalizar estereótipos e provocar questionamentos acerca de tantas histórias silenciadas.

• Ensinar e aprender História na escola brasileira
• Reflexões e proposições pedagógicas: memória, ancestralidade e patrimônio cultural
• Avaliação em História

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Carmem Zeli de Vargas Gil, Dóris Bittencourt Almeida
Gênero: Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$98,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autor: Carmem Zeli de Vargas Gil, Dóris Bittencourt Almeida
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
168 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1114-1

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

O que significa ensinar História na escola hoje? Que atividades contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades em História? Essas questões são discutidas e exemplificadas com práticas pedagógicas que, transversalizadas pelos temas da coleção, dão destaque à memória, às ancestralidades africanas e indígenas e ao patrimônio cultural. As autoras procuram instigar outros olhares, desnaturalizar estereótipos e provocar questionamentos acerca de tantas histórias silenciadas.
• Ensinar e aprender História na escola brasileira
• Reflexões e proposições pedagógicas: memória, ancestralidade e patrimônio cultural
• Avaliação em História

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Carmem Zeli de Vargas Gil é mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS. Tem experiência na área de História, com ênfase no ensino de História. Desenvolve pesquisas nos temas: juventudes e educação, patrimônio cultural e ensino de História.

Dóris Bittencourt Almeida é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da História e em Fundamentos da Educação. Desenvolve pesquisas nos temas: memórias docentes/discentes, história de vida, educação rural e culturas escritas.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • A docência em CIÊNCIAS Naturais: construindo um currículo para a vida - Anos Finais Col.Entre Nós

    A docência em CIÊNCIAS Naturais: construindo um currículo para a vida - Anos Finais Col.Entre Nós

    Eunice Aita Isaia Kindel

    R$89,00
  • A GEOGRAFIA em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo - Anos Finais Col.Entre Nós

    A GEOGRAFIA em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo - Anos Finais Col.Entre Nós

    Roselane Zordan Costella, Neiva Otero Schäffer

    R$89,00