0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
A GEOGRAFIA em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo - Anos Finais da coleção Entre Nós

A GEOGRAFIA em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo - Anos Finais da coleção Entre Nós

Propõe reflexões metodológicas sobre o ensino de Geografia e encaminha possibilidades de comunicação entre o professor, o aluno, os diferentes campos do conhecimento e o lugar de aprendizagem. Valoriza a leitura do espaço geográfico em diferentes escalas, construindo, assim, os conceitos que estruturam seu campo de conhecimento. O engajamento nesta proposta responde aos desafios que os alunos enfrentam na sociedade atual, explorando atividades reflexivas e de construção de ideias.

• A Geografia no currículo escolar: desafios da contemporaneidade
• Projetos para ler e compreender o mundo
• Avaliação da aprendizagem em projetos de ensino

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Roselane Zordan Costella, Neiva Otero Schäffer
Gênero: Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$79,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autor: Roselane Zordan Costella, Neiva Otero Schäffer
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
128 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1113-4

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

Propõe reflexões metodológicas sobre o ensino de Geografia e encaminha possibilidades de comunicação entre o professor, o aluno, os diferentes campos do conhecimento e o lugar de aprendizagem. Valoriza a leitura do espaço geográfico em diferentes escalas, construindo, assim, os conceitos que estruturam seu campo de conhecimento. O engajamento nesta proposta responde aos desafios que os alunos enfrentam na sociedade atual, explorando atividades reflexivas e de construção de ideias.
• A Geografia no currículo escolar: desafios da contemporaneidade
• Projetos para ler e compreender o mundo
• Avaliação da aprendizagem em projetos de ensino

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Roselane Zordan Costella é graduada em Estudos Sociais pela Universidade de Erechim (URI) e em Geografia pela UFRGS, Especialista em Ciências da Terra, mestre e doutora em Geografia pela mesma instituição. Professora da rede pública estadual e de escolas privadas da educação básica durante 13 anos. Autora dos Referenciais Curriculares de Geografia do Estado do Rio Grande do Sul.

Neiva Otero Schäffer é licenciada em Geografia e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Professora aposentada do curso de Geografia da UFRGS e do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Coautora do livro Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas, Geografia em sala de aula – práticas e reflexões, entre outros.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • A docência em CIÊNCIAS NATURAIS: construindo um currículo para o aluno e para a vida - Anos Finais da coleção Entre Nós

    A docência em CIÊNCIAS NATURAIS: construindo um currículo para o aluno e para a vida - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Eunice Aita Isaia Kindel

    R$79,00
  • A docência em HISTÓRIA: reflexões e propostas para ações - Anos Finais da coleção Entre Nós

    A docência em HISTÓRIA: reflexões e propostas para ações - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Carmem Zeli de Vargas Gil, Dóris Bittencourt Almeida

    R$89,00