0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

A partir do entendimento de que Educação Física é um componente curricular da educação básica, a proposta do livro é demarcar a finalidade desta disciplina na escola, explicitar as competências e conteúdos a serem ensinados e exemplificar como é possível articular conhecimentos específicos com eixos temáticos interdisciplinares. Busca oferecer ferramentas para de algum modo lidar com os afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar.

• Qual a função deste componente curricular na escola brasileira hoje?
• Identidades e Ambiente nas aulas de Educação Física: possibilidade didáticas
• Avaliar para ensinar e aprender

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Fernando Jaime González, Alex Branco Fraga
Gênero: Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$99,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autor: Fernando Jaime González, Alex Branco Fraga
lustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
208 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1111-0

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

A partir do entendimento de que Educação Física é um componente curricular da educação básica, a proposta do livro é demarcar a finalidade desta disciplina na escola, explicitar as competências e conteúdos a serem ensinados e exemplificar como é possível articular conhecimentos específicos com eixos temáticos interdisciplinares. Busca oferecer ferramentas para de algum modo lidar com os afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar.
• Qual a função deste componente curricular na escola brasileira hoje?
• Identidades e Ambiente nas aulas de Educação Física: possibilidade didáticas
• Avaliar para ensinar e aprender

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Fernando Jaime González é professor de Educação Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS (2010). É professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Entre outras produções, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009).

Alex Branco Fraga é professor de Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. É professor da Escola de Educação Física e do Programa de Pós-Gradu­ação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Entre outras produções, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009).

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • ARTES visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes - Anos Finais da coleção Entre Nós

    ARTES visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Carlos Roberto Mödinger, Flavia Pilla do Valle, Júlia Maria Hummes, Luciana Gruppelli Loponte, Maria Isabel Petry Kehrwald, Sandra Rhoden

    R$98,00
  • LÍNGUAS ADICIONAIS na escola: aprendizagens colaborativas em INGLÊS - Anos Finais da coleção Entre Nós

    LÍNGUAS ADICIONAIS na escola: aprendizagens colaborativas em INGLÊS - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Margarete Schlatter, Pedro de Moraes Garcez

    R$98,00