0 itens R$ 0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
ARTES visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes - Anos Finais da coleção Entre Nós

ARTES visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes - Anos Finais da coleção Entre Nós

Neste livro você encontrará subsídios para o planejamento didático em Arte, com exemplos práticos que abrangem quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Sem desconhecer especificidades de cada linguagem, as diferentes atividades envolvem a produção artística, a apreciação, a contextualização e a compreensão das artes como construção cultural e social.

• O que significa ensinar artes na escola hoje?
• Práticas pedagógicas: Identidades (Riso é coisa séria!) e Ambiente (A arte do lixo!)
• Desafios da avaliação em artes

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Carlos Roberto Mödinger, Flavia Pilla do Valle, Júlia Maria Hummes, Luciana Gruppelli Loponte, Maria Isabel Petry Kehrwald, Sandra Rhoden
Gênero: Artes - Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$ 77,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autores: Carlos Roberto Mödinger, Flavia Pilla do Valle, Júlia Maria Hummes, Luciana Gruppelli Loponte, Maria Isabel Petry Kehrwald, Sandra Rhoden
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
168 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1116-5

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

Neste livro você encontrará subsídios para o planejamento didático em Arte, com exemplos práticos que abrangem quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Sem desconhecer especificidades de cada linguagem, as diferentes atividades envolvem a produção artística, a apreciação, a contextualização e a compreensão das artes como construção cultural e social.
• O que significa ensinar artes na escola hoje?
• Práticas pedagógicas: Identidades (Riso é coisa séria!) e Ambiente (A arte do lixo!)
• Desafios da avaliação em artes

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS FINAIS
Entre Nós é uma coleção que se propõe a realizar uma empreitada ambiciosa: quer falar diretamente aos professores do ensino fundamental, em especial àqueles que, da sala de aula, procuram dar conta da tarefa de conduzir processos e criar oportunidades de aprendizados significativos para seus alunos. Com uma linguagem não acadêmica, o objetivo da coleção é trazer para a escola algumas questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia, aliando teoria e prática.

Os livros que a constituem decorrem, então, de exercício de aproximação entre professores que atuam na universidade com os olhos postos na prática educativa, orientando a construção de conhecimentos que são produzidos pelos estudantes da educação básica. Nesse contexto, autores e coordenação constituíram um “nós” desafiante e inovador, formado por representantes de diferentes áreas do conhecimento. Fomos movidos pela compreensão de que a atividade docente se torna, cada vez mais, uma ação especializada, capaz de promover aprendizagens e apropriação de saberes por outros que, vivendo num mundo complexo, precisam ser competentes para dar sentido aos fatos em cada situação concreta.

Por isso, a intenção interdisciplinar foi eleita como critério de composição e opção teórico-metodológica, estabelecendo outros “nós”, representados pelas relações entre os diferentes componentes curriculares. Com a mesma diversidade que caracteriza a escola real, os livros concretizam diferentes concepções de interdisciplinaridade e produzem reflexões e práticas que, em alguns casos, realizam este exercício ao seu limite, considerando o estreitamento de laços entre as disciplinas para compreender objetos de conhecimento a partir de olhares multifacetados, e, em outros casos, remetem uma compreensão ainda marcadamente disciplinar a possíveis parcerias que insinuam o desejo de se tornarem interdisciplinares, confirmando, assim, uma tendência da educação contemporânea. As práticas sugeridas apresentam discussões e propostas desenvolvidas em torno de dois eixos temáticos: Ambiente e Identidades.

Ao realizarmos este esforço, miramos a construção de outro “nós”, aquele que nos coloca em interlocução com os professores dos anos finais do ensino fundamental, destinatários especiais desta coleção, com o desafio de, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Carlos Roberto Mödinger é licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Assistente no curso Graduação em Teatro/Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Professor de teatro da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e ator.

Flavia Pilla do Valle possui formação em técnicas de dança contemporânea, balé, moderno e dança criativa, entre outras. Especialista em Análise do Movimento Corporal pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS/NY); mestre em Dança pela New York University e doutoranda em Educação pela UFRGS. Professora do curso de graduação em Dança, na Escola Superior de Educação Física da UFRGS.

Júlia Maria Hummes é mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta e diretora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Tem experiência na área de educação musical, atuando principalmente nos temas ensino de música e produção artística. Membro da comissão do FUMPROCULTURA e secretária do Conselho Municipal de Cultura de Montenegro/RS.

Luciana Gruppelli Loponte é licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação pela Universidade de Campinas e doutora em Educação pela UFRGS. Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, com pesquisas nas áreas de arte e educação, formação docente, formação estética e relações entre gênero e educação.

Maria Isabel Petry Kehrwald é licenciada em Artes Plásticas pela Feevale, especialista em Artes Plásticas: suportes científicos e práxis pela PUCRS, mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Professora na Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Atua nas áreas de artes visuais e educação, com ênfase nos temas: processo criativo, leitura de imagem, projetos integrados, cultura, práticas de ensino e formação docente.

Sandra Rhoden é licenciada em Música pela UFRGS e mestre em Educação pela mesma insitituição. Professora na Fundação Municipal de Artes de Montenegro, Instituto de Educação São José em Montenegro/RS e FAE/SÉVIGNÉ – Porto Alegre/RS. Atua nas áreas de música e artes visuais, com ênfase nos temas: canto coral, musicalização infantil, pedagogia do piano e projetos integrados.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Afazeres da EDUCAÇÃO FÍSICA na escola: planejar, ensinar, partilhar - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Fernando Jaime González, Alex Branco Fraga

    R$ 87,00
  • Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Leitura e autoria: planejamento em LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA - Anos Finais da coleção Entre Nós

    Luciene Juliano Simões

    R$ 89,00