0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
Práticas pedagógicas em EDUCAÇÃO FÍSICA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

Práticas pedagógicas em EDUCAÇÃO FÍSICA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

Neste livro, a Educação Física é definida como disciplina que tem especificidade, conhecimentos e saberes indispensáveis no processo de escolarização dos anos iniciais. São sugeridos diferentes percursos curriculares (concretizados em mapas de competências e de conteúdos) e exemplificadas algumas práticas pedagógicas em torno dos temas caracterizadores da coleção.

• Escola e Educação Física nos anos iniciais: especificidade e conhecimentos
• Práticas pedagógicas
• Avaliar em Educação Física

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Fernando Jaime González, Maria Simone Vione Schwengber
Gênero: Educação Física - Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$84,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autores: Fernando Jaime González, Maria Simone Vione Schwengber
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
144 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1131-8

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

Neste livro, a Educação Física é definida como disciplina que tem especificidade, conhecimentos e saberes indispensáveis no processo de escolarização dos anos iniciais. São sugeridos diferentes percursos curriculares (concretizados em mapas de competências e de conteúdos) e exemplificadas algumas práticas pedagógicas em torno dos temas caracterizadores da coleção.
• Escola e Educação Física nos anos iniciais: especificidade e conhecimentos
• Práticas pedagógicas
• Avaliar em Educação Física

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS INICIAIS
Destina-se a professores e professoras que, da sala de aula dos primeiros anos do ensino fundamental, procuram criar oportunidades de aprendizagem que façam sentido para seus alunos. A coleção tem o objetivo de problematizar algumas questões teórico-metodológicas que, a um só tempo, possam contribuir com a formação continuada de cada um, orientar a consolidação de grupos de estudo na escola em prol da qualificação do ensino e apresentar práticas que, aliadas à teoria, sejam úteis como ferramentas no dia a dia do trabalho docente.

Nos diferentes livros que compõem a coleção, as propostas apresentadas favorecem a construção de saberes, respeitam a criança como protagonista de sua aprendizagem e enfatizam o conhecimento nas diferentes áreas, considerando as possibilidades interdisciplinares dos temas tempo, espaço e corporeidade, constituidores da condição infantil.

A ênfase é prática. Os autores compartilham a ideia de que é preciso mostrar como as discussões teóricas podem ser convertidas em práticas pedagógicas consistentes, que respeitam a criança contemporânea e seus interesses, atualizam os conhecimentos disciplinares e dão valor ao ensinar a aprender, expresso na formação por competências e na atenção às diversas realidades da escola brasileira. Todos os livros sugerem inúmeras atividades e possíveis desdobramentos, bem como procedimentos para a avaliação, entendida como parte do processo de ensino.

Ao privilegiar a reflexão sobre a prática educativa, a coleção pretende construir interlocução com todos os docentes dessa etapa de escolaridade, desafiando-os a, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Fernando Jaime González é professor de Educação Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS (2010). É professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Entre outras produções, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009).

Maria Simone Vione Schwengber é doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Programa do Mestrado em Educação nas Ciências e Professora do curso de Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Seus interesses e temas de pesquisa estão voltados para a discussão no campo da Educação Física, infância/corpos e estudos de gênero.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • Práticas pedagógicas em ALFABETIZAÇÃO: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Práticas pedagógicas em ALFABETIZAÇÃO: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Luciana Piccoli, Patrícia Camini

    R$89,00
  • Práticas pedagógicas em CIÊNCIAS: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Práticas pedagógicas em CIÊNCIAS: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Eunice Aita Isaia Kindel

    R$74,00