0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
Práticas pedagógicas em ARTES: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais Col. Entre Nós

Práticas pedagógicas em ARTES: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais Col. Entre Nós

A obra privilegia diferentes linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e o componente curricular é valorizado como campo de conhecimento, de construção social e cultural. São apresentadas sugestões de trabalho que envolvem o desenho, o movimento do corpo, a sonoridade e a representação de cenas dramáticas, favorecendo o exercício de uma metodologia que abrange aspectos relativos a produzir, apreciar, contextualizar e compreender arte como construção social e cultural.

• Artes, criança e a escola
• Práticas pedagógicas
• Como avaliar em Artes?

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Carlos Roberto Mödinger, Cristina Bertoni dos Santos, Flavia Pilla do Valle, Luciana Gruppelli Loponte
Gênero: Artes - Orientação pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$95,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autores: Carlos Roberto Mödinger, Cristina Bertoni dos Santos, Flavia Pilla do Valle, Luciana Gruppelli Loponte
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
144 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1124-0

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

A obra privilegia diferentes linguagens (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e o componente curricular é valorizado como campo de conhecimento, de construção social e cultural. São apresentadas sugestões de trabalho que envolvem o desenho, o movimento do corpo, a sonoridade e a representação de cenas dramáticas, favorecendo o exercício de uma metodologia que abrange aspectos relativos a produzir, apreciar, contextualizar e compreender arte como construção social e cultural.
• Artes, criança e a escola
• Práticas pedagógicas
• Como avaliar em Artes?

Selecionado:
- Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE do Professor/2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS INICIAIS
Destina-se a professores e professoras que, da sala de aula dos primeiros anos do ensino fundamental, procuram criar oportunidades de aprendizagem que façam sentido para seus alunos. A coleção tem o objetivo de problematizar algumas questões teórico-metodológicas que, a um só tempo, possam contribuir com a formação continuada de cada um, orientar a consolidação de grupos de estudo na escola em prol da qualificação do ensino e apresentar práticas que, aliadas à teoria, sejam úteis como ferramentas no dia a dia do trabalho docente.

Nos diferentes livros que compõem a coleção, as propostas apresentadas favorecem a construção de saberes, respeitam a criança como protagonista de sua aprendizagem e enfatizam o conhecimento nas diferentes áreas, considerando as possibilidades interdisciplinares dos temas tempo, espaço e corporeidade, constituidores da condição infantil.

A ênfase é prática. Os autores compartilham a ideia de que é preciso mostrar como as discussões teóricas podem ser convertidas em práticas pedagógicas consistentes, que respeitam a criança contemporânea e seus interesses, atualizam os conhecimentos disciplinares e dão valor ao ensinar a aprender, expresso na formação por competências e na atenção às diversas realidades da escola brasileira. Todos os livros sugerem inúmeras atividades e possíveis desdobramentos, bem como procedimentos para a avaliação, entendida como parte do processo de ensino.

Ao privilegiar a reflexão sobre a prática educativa, a coleção pretende construir interlocução com todos os docentes dessa etapa de escolaridade, desafiando-os a, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Carlos Roberto Mödinger é licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Assistente no curso Graduação em Teatro/Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Professor de teatro da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e ator.

Cristina Bertoni dos Santos é doutora em Educação Musical do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e do Centro Universitário IPA nos cursos de Licenciatura em Música. Professora de Artes (Música) no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre (RS). Professora em cursos de formação continuada nas Prefeituras de Estância Velha, São Leopoldo, Cachoeira do Sul e Montenegro (RS).

Flavia Pilla do Valle possui formação em técnicas de dança contemporânea, balé, moderno e dança criativa, entre outras. Especialista em Análise do Movimento Corporal pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS/NY); mestre em Dança pela New York University e doutoranda em Educação pela UFRGS. Professora do curso de graduação em Dança, na Escola Superior de Educação Física da UFRGS.

Luciana Gruppelli Loponte é licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação pela Universidade de Campinas e doutora em Educação pela UFRGS. Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, com pesquisas nas áreas de arte e educação, formação docente, formação estética e relações entre gênero e educação.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • Práticas pedagógicas em HISTÓRIA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais Col. Entre Nós

    Práticas pedagógicas em HISTÓRIA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais Col. Entre Nós

    Carmem Zeli de Vargas Gil, Dóris Bittencourt Almeida

    R$89,00