0 itens R$0,00
MEU CARRINHO
VOLTAR
Práticas pedagógicas em ALFABETIZAÇÃO: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

Práticas pedagógicas em ALFABETIZAÇÃO: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

O livro discute a alfabetização na escola contemporânea, considerando as variadas culturas escritas pelas quais as crianças transitam. Sugere práticas pedagógicas que possibilitam aliar oralidade, leitura e escrita à compreensão das estruturas linguísticas e às funções sociais da língua para ensinar a ler e produzir diferentes gêneros textuais.

• Por onde andam as discussões sobre alfabetização?
• Práticas pedagógicas
• Alfabetização e avaliação

Selecionado:
- Prêmio Jabuti 2013 - Finalista na categoria Educação
- Recomendado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Ministério da Educação, na categoria Alfabetização e Letramento.
- Programa Nacional da Biblioteca da Escola - PNBE do Professor 2013

Formato: 21 x 28 cm
Autor: Luciana Piccoli, Patrícia Camini
Gênero: Alfabetização - Orientação Pedagógica
Ler Mais

Compartilhe:

R$89,00

Em estoque

Formas de Pagamento

Autores: Luciana Piccoli, Patrícia Camini
Ilustrações: Eloar Guazzelli
21 x 28 cm
160 páginas
Capa flexível
ISBN: 978-85-360-1129-5

Coordenação da coleção Entre Nós: Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi

O livro discute a alfabetização na escola contemporânea, considerando as variadas culturas escritas pelas quais as crianças transitam. Sugere práticas pedagógicas que possibilitam aliar oralidade, leitura e escrita à compreensão das estruturas linguísticas e às funções sociais da língua para ensinar a ler e produzir diferentes gêneros textuais.
• Por onde andam as discussões sobre alfabetização?
• Práticas pedagógicas
• Alfabetização e avaliação

Selecionado:
- Prêmio Jabuti 2013 - Finalista na categoria Educação
- Recomendado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Ministério da Educação, na categoria Alfabetização e Letramento.
- Programa Nacional da Biblioteca da Escola - PNBE do Professor 2013

Veja a prévia deste livro no Google Books.

A COLEÇÃO ENTRE NÓS - Coordenação Ana Mariza Filipouski e Diana Maria Marchi
Esta coleção propõe que os professores fortaleçam relações de parceria em torno de objetivos comuns, estabelecendo nós que os auxiliem a enfrentar os desafios da escola contemporânea. Na sociedade da informação e do conhecimento, ensinar e aprender tornaram-se ações características de toda a comunidade envolvida com educação, por isso constituem tarefas tanto de professores quanto de alunos.

Atenta ao seu tempo, a coleção Entre Nós problematiza essas questões e apresenta práticas pedagógicas que qualificam o dia a dia da sala de aula, possibilitando ressignificar a escola e estreitar relações entre o conhecimento sistematizado, a vida de cada um, a cultura e a sociedade.

ANOS INICIAIS
Destina-se a professores e professoras que, da sala de aula dos primeiros anos do ensino fundamental, procuram criar oportunidades de aprendizagem que façam sentido para seus alunos. A coleção tem o objetivo de problematizar algumas questões teórico-metodológicas que, a um só tempo, possam contribuir com a formação continuada de cada um, orientar a consolidação de grupos de estudo na escola em prol da qualificação do ensino e apresentar práticas que, aliadas à teoria, sejam úteis como ferramentas no dia a dia do trabalho docente.

Nos diferentes livros que compõem a coleção, as propostas apresentadas favorecem a construção de saberes, respeitam a criança como protagonista de sua aprendizagem e enfatizam o conhecimento nas diferentes áreas, considerando as possibilidades interdisciplinares dos temas tempo, espaço e corporeidade, constituidores da condição infantil.

A ênfase é prática. Os autores compartilham a ideia de que é preciso mostrar como as discussões teóricas podem ser convertidas em práticas pedagógicas consistentes, que respeitam a criança contemporânea e seus interesses, atualizam os conhecimentos disciplinares e dão valor ao ensinar a aprender, expresso na formação por competências e na atenção às diversas realidades da escola brasileira. Todos os livros sugerem inúmeras atividades e possíveis desdobramentos, bem como procedimentos para a avaliação, entendida como parte do processo de ensino.

Ao privilegiar a reflexão sobre a prática educativa, a coleção pretende construir interlocução com todos os docentes dessa etapa de escolaridade, desafiando-os a, entre nós, sermos todos capazes de promover uma educação de mais qualidade e de preparar os estudantes brasileiros para viverem plenamente o nosso tempo.

Luciana Piccoli é licenciada em Pedagogia e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação desta mesma universidade. Tem experiência na área de Linguagem com ênfase em Alfabetização. Desenvolve pesquisas sobre alfabetização, práticas de leitura e escrita, aquisição e ensino da linguagem. Atuou como professora na Educação Básica nas redes pública e privada.

Patrícia Camini é mestre e doutoranda em Educação pela UFRGS, com ênfase na área da Alfabetização. É licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade e professora na Educação Básica há dez anos. Atualmente, é professora na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Deixe seu comentário

Livros Relacionados

  • Práticas pedagógicas em HISTÓRIA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Práticas pedagógicas em HISTÓRIA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Carmem Zeli de Vargas Gil, Dóris Bittencourt Almeida

    R$79,00
  • Práticas pedagógicas em MATEMÁTICA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Práticas pedagógicas em MATEMÁTICA: espaço, tempo e corporeidade - Anos Iniciais da coleção Entre Nós

    Ana Maria Beltrão Gigante, Monica Bertoni dos Santos

    R$74,00